Arquivo do extinto blogue Esferovite- a vida em pedaços (13-08-2003/ 4-01-2006)

sexta-feira, maio 06, 2005

calor

agrada-me o calor seco de Évora. parece que os meus pés, as minhas pernas, reagem de uma forma diferente quando andam por estas ruas. são ruas estranhas, para mim, por isso adiciono-lhe o factor surpresa. a cidade é pequena e velha, cheia de travessas. aqui e ali aparecem estudantes, com aquele ar animado de caderno debaixo do braço. agrada-me o calor seco. e cai-me uma gota de suor pela testa abaixo.

entro na igreja da misericórdia, está fresco lá dentro. espalhados pelos bancos, várias caras que eu reconheço. estão sentadas nos bancos errados, diria eu. não tiro os óculos escuros, fico a olhar para os quadros enormes pintados há umas centenas de anos atrás. tento perceber o que chegou primeiro, se o quadro, se a talha dourada, se os azulejos pintados. a um canto, uma caveira pintada, ainda com pedaços de carne. assusto-me.

tento identificar-me com as figuras dos eremitas nas paredes. depois penso que com este calor seria impossível manter uma barba grande e um manto pela cabeça abaixo. saio da igreja e volto a sentir o calor colar-se na minha pele. momento a momento sinto uma brisa a correr, por algumas das travessas. agrada-me esta sensação de cidade estranha, as pessoas todas que eu nunca vi. todas nos lugares errados. bom.

4 comentários:

Bellatrix disse...

foi mais ou menos essa a sensação q tive quando fui a evora.. =) *

Anónimo disse...

Se tu gostas tanto de calor, pq não vens logo para o Brasil?

Anónimo disse...

Fiquei a te imaginar fazendo estas coisas, de oculos escuros e pensei no q conversamos hj,na agradavel conversaq tivemos hj...
saudades...

Anónimo disse...

Vou lendo e curtindo o que vais postando...
Um grande abraço.

Arquivo do blogue